SISTEMA DE AJUDA DO SVARDOS [20240126][freedos]

*** Porque eu usaria o SvarDOS ao invés do FreeDOS? ***

O projeto FreeDOS é um sistema operacional livre, de código aberto que objetiva ser 100% compatível com o MS-DOS. E ele é incrível. Assim, porque eu usaria o SvarDOS no lugar?

Longos ciclos de releases

O projeto FreeDOS começou em 29/06/1994. A Versão 1.0 veio em torno de 2006. A Versão 1.1 foi liberada em 2012, e a versão 1.2 seguiu em Dezembro de 2016. A Version 1.3 foi anunciada para Dezembro 2021. Isso se traduz aproximadamente em um ciclo de 5 anos. Reconhecidamente, a cena do DOS não é tão ativa quanto já foi, mas mesmo assim, muitas coisas acontecem em menos de poucos anos. A abordagem centrada em versão também requer que os usuários façam atualizações completas de sistema sempre que isso ocorrer. O SvarDOS é muito diferente nesse respeito: não há versões. Sempre que um novo programa é incluído ou atualizado na distribuição, se torna imediatamente disponível através do repositório do SvarDOS e pode ser baixado através do website do SvarDOS ou pela ferramenta pkgnet. Sistemas já instalados podem ser facilmente mantidos atualizados usndo o gerenciador de pacotes da distribuição.

Restrições de natureza legal

O projeto FreeDOS imita um sistema operacional proprietário, com todas as suas APIs e peculiaridades. Por essa razão, o projeto sempre tem de ser extremamente cuidadoso sobre o que pode e o que não pode ser incluído na distribuição FreeDOS. Como resultado, somente software livre pode seguir seu caminho na distribuição oficial. Enquanto essa abordagem cuidadosa e sã e legalmente segura, está longe de ser prática para os usuários. Permitir exclusivamente software livre significa que um grande número de programas, ferramentas e jogos são deixados para trás. Por exemplo, ferramentas "freeware" (que são grátis mas o código fonte não é incluído) não entram. Mesmo programas open-source podem ser rejeitados, se eles não especificam claramente que obedecem uma licença aprovada pela OSI. O SvarDOS, por outro lado, é mais liberal sobre a inclusão de pacotes. Basicamente, qualquer coisa que é objetivamente útil, de qualidade razoável, livre/grátis e pode ser legalmente distribuída na forma de um pacote, pode ser incluída no SvarDOS. A única exceção é para o sistema "core" (por ex. o próprio sistema operacional), que deve ser baseado exclusivamente em software livre. Leia mais sobre Regras de inclusão de pacotes no SvarDOS.

FreeDOS incluído!

Deve ser notado que apesar dos objetivos do SvarDOS e FreeDOS serem levemente diferentes, o SvarDOS não existiria sem o FreeDOS. Na verdade, o SvarDOS usa o excelente FreeDOS kernel, assim como poucos outros utilitários emprestados do ecossitema do FreeDOS. Leia também: Origens do SvarDOS