SISTEMA DE AJUDA DO SVARDOS [20240126][pkgrules]

*** Regras de inlusão de pacotes ***

O SvarDOS é uma distribuição DOS que vem cheia de pacotes de terceiros. Com o tempo, os pacotes são atualizados e novos pacotes são adicionados. Contudo, o SvarDOS não é um CD de distribuilçao de shareware, nem é uma produção de "warez" de qualquer tipo. Cada software que é distribuído no SvarDOS deve estar de acordo com algumas regras de bom senso, como listado abaixo.

Utilidade Objetiva

O software distribuído deve ser útil. Não há sentido em distribuir centenas de programas de "Hello World" por exemplo. O software deve ser passível de uso como um produto finalizado, e conter alguns recursos que sejam desejáveis por pelo menos um subconjunto da base de usuários. Jogos são considerados úteis, desde que eles preencham seu objetivo de fornecer distração.

Qualidade razoável

O programa empacotado deve exibir traços de qualidade razoável. Isso signidica que ele deve ter um comportamento determinístico, e ser livre de efeitos colaterais indesejados ao computador do usuário (não travar, reiniciar, resultar em perda inesperada de dados, etc). Ele deve também instruções claras e não ambíguas ao usuário, sobre como o programa foi pensado para ser usado.

Grátis (sem custos)

O programa deve ser gratiuito - isto é, disponível sem custo financeiro. Ele não tem de obedecer uma licença aporvada pela OSI ou ser open-source (mesmo isso sendo o ideal), mas pelo menos, deve ser livre para uso pessoal, não comercial. Isso inclui "Freeware", "postcardware", etc. "Shareware" também é aceitável, desde que a versão shareware do programa preencha as condições de utilidade, qualidade e permita distribuição reempacotada.

Distribuição permitida

O programa deve permitir a distribuição sem restrições, e não vedar ser redistribuído em uma forma reempacotada. EXCEÇÕES NO CORE Enquanto as regras acima são válidas para todos os pacotes de terceiros que podem ser distribuídos com o SvarDOS, não se aplicam aos pacotes "CORE" que contém o próprio sistema operacional. O SvarDOS sendo um sistema operacional livre (como em "libre"), todos os pacotes CORE devem obedecer a uma licença do tipo livre - seja ela GPL, BSD, MIT, domílio público, ou qualquer outra que permita distribuição irrestrita, forneça código fonte e possibilite realizar modificações livremente.